Saúde
Publicado em 28/09/2016 às 16:20 - Autor:

Palestras gratuitas sobre câncer de mama, integram o “Outubro Rosa 2016”, veja como participar

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a NuminaLabs, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Faculdades de Ciências Médicas e de Engenharia Elétrica da Unicamp, Centro Infantil Boldrini e Instituto Imana Campinas,
realiza uma série de palestras gratuitas sobre câncer de mama a partir de 4 de outubro (terça-feira).

A realização do “Rosa com Ciência” faz parte da programação do “Outubro Rosa”, evento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.

As palestras acontecerão todas as terças-feiras do mês, sempre às 20h, no Echos Studio Bar, no distrito de Barão Geraldo.

O objetivo dos encontros é falar informalmente sobre temas científicos. “A ideia é esclarecer dúvidas sobre o diagnóstico do câncer e divulgar pesquisas recentes relacionadas ao tema”, explica a coordenadora do Programa da Saúde da Mulher, Celina Sollero.

O “Rosa com Ciência” é gratuito e será aberto ao público.

O Echos Studio Bar fica na Rua Agostinho Pátaro, nº 56, em Barão Geraldo.

Programação:

04 de outubro (3ª F)
Tema: Bases Moleculares do Câncer de Mama
Palestrante 1: Adriana Franco Paes Leme
Palestrante 2: Sandra Martha Gomes Dias

11 de outubro (3ª F)
Tema: Mastectomia Preventiva
Palestrante 1: Gustavo Antônio de Souza
Palestrante 2: Clarissa Lima Loureiro

18 de outubro (3ª F)
Tema: Relacionamento Afetivo e Câncer
Palestrante: Sophie Françoise Mauricette Derchain
Palestrante: Maria Alves de Toledo Bruns

25 outubro (3ª F)
Tema: Terapia de Reposição Hormonal e Câncer de Mama
Palestrante: Fernando Brandão

Encerramento: Sílvia Regina Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini, que falará  sobre câncer em geral

Serviço:  

Rosa com Ciência
Datas: 04, 11, 18 e 25 outubro de 2016 (terças-feiras)
Horário: 20h
Local: Echos Studio Bar (rua Agostinho Pátaro, 56, Barão Geraldo, Campinas)

Palestrantes: 

Adriana Franco Paes Leme – Pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desde 2009. Atua na área de Proteômica e Espectrometria de Massas aplicadas ao estudo de sistemas biológicos, com ênfase em câncer oral e metaloproteinases de membrana (ADAMs). Possui graduação (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) na Unicamp. Pós-doutorado no Instituto Butantan (2006-2009) e na Universidade de Virginia (2007 e 2009).

Clarissa Lima Loureiro – Presidente do IEEE WIE (Women in Engineering) para América Latina e Caribe desde 2015. É presidente da Apogeeu (Associação dos Pós-graduandos da Unicamp). Tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e pelo INSA (Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, França), mestrado em Engenharia Elétrica e Computação na área de Engenharia Biomédica pela Unicamp (2011). É doutoranda em Engenharia Elétrica na Unicamp, com pesquisa que envolve neurociências, engenharia elétrica aplicada a novos diagnósticos e terapias de doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson, entre outras.

Fernando Brandão – É médico pela FCM/Unicamp e especialista em Tocoginecologia FCM/Unicamp com concentração em Mastologia e Ginecologia Oncológica FCM/Unicamp. É médico mastologista do Caism/Unicamp, consultor de Mastologia Oncológica do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti e integra o corpo clínico do Instituto Imama Campinas.

Gustavo Antônio de Souza – Foi professor titular do Departamento de Tocoginecologia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp (1998 a 2011) e diretor da Divisão de Oncologia do Hospital da Mulher – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism/Unicamp (2003 a 2011). É professor colaborador do Departamento de Tocoginecologia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp. É professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic- Campinas. Atua nas área de Ginecologia, Mastologia e Oncologia Ginecológica.

Maria Alves de Toledo Bruns – É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Também é professora do Programa de Pós- Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara. É doutora e mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Plínio Augusto de Amparo (1983).

Sandra Martha Gomes Dias – É pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais CNPEM). É bióloga e mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutora em Física Biomolecular pela Universidade de São Paulo – São Carlos (2004) e pós-doutora pela Universidade de Cornell (NY, EUA – 2009). Atua nas áreas de Biofísica, Bioquímica e Biologia Celular aplicadas no entendimento das alterações metabólicas ligadas ao processo tumorigênico, com ênfase na enzima glutaminase.

Sophie Françoise Mauricette Derchain – É professora-titular em Ginecologia do Departamento de Tocoginecologia da FCM/Unicamp. Atua em pesquisas voltadas à Saúde da Mulher com foco em marcadores biológicos, câncer de ovário, câncer de mama e lesões induzidas por HPV.

Sílvia Regina Brandalise – É médica, presidente do Centro Infantil Boldrini. Graduada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina-Unifesp (1967), residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina- Unifesp (1967-1969). Concluiu doutorado em Pediatria na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (1975). Membro fundador e presidente do Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico e hospital de ensino, conveniado à Unicamp (1978-atual). Foi professora do Departamento de Pediatria FCM-UNICAMP (1970-2012).

Fonte: Portal da RMC.

Notícias no whatsapp
Compartilhe!