Cidades Destaque Esportes
Publicado em 19/07/2016 às 11:59 - Autor:

Tocha Olímpica em Campinas: saiba o percurso e quem são os condutores no revezamento

Membros do Comitê Organizador Rio-2016 e representantes da Administração Municipal das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, de Esportes e de Cultura de Campinas apresentaram a trajetória que a Tocha Olímpica vai percorrer, assim como todos que participarão do revezamento na cidade.

A Tocha Olímpica chega a Campinas nesta quarta-feira, 20 de julho, às 17h, na Estação Cultura e segue até a Praça Arautos da Paz, no Taquaral, às 20h. Os condutores farão um percurso total de 15,4 quilômetros passando por várias ruas, avenidas centrais e pontos conhecidos da cidade como os estádios do Guarani e da Ponte Preta, o Centro de Convivência Cultural e a Prefeitura.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, disse que Campinas se sente honrada em estar entre as cidades selecionadas para receber a Tocha Olímpica. “Vamos acolher este importante evento com toda a receptividade que é própria de nossa cidade. Que o mundo se alegre em ver os Jogos Olímpicos, que serão realizados pela primeira vez em nosso país”, disse.

O revezamento da tocha começa na Estação Cultura, considerada uma das 7 Maravilhas de Campinas. Antes de iniciar o percurso, haverá um evento de boas-vindas com a entrega da Medalha de Mérito Esportivo para homenagear cerca de cem atletas da cidade.

Um total de 77 pessoas farão o revezamento por todo o percurso. Cada atleta percorrerá 200 metros até a Praça Arautos da Paz, onde será realizada a cerimônia de acendimento da Chama Olímpica, como na Grécia. Logo após, acontece o show com a Família Lima.

Atletas que irão conduzir a tocha

Campinas indicou para condutores da Tocha Olímpica o ex-jogador de vôlei Maurício Lima; o ex-tenista Ricardo Melo; a ex-atleta especialista em heptatlo Conceição Geremias; a nadadora Fabiana Sugimori; e o ex-jogador de futebol Sérgio Donizetti, conhecido como João Paulo. Também foram apresentados os condutores convidados pelos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos. Entre eles, estão a ex-atleta Odette Valentino Domingos, de 82 anos; Maria Helena Cardoso, ex-jogadora e treinadora de basquete; e o alpinista Rodrigo Raineri.

A tocha chega em Campinas após passar pelas cidades de Rio Claro, Limeira e Americana. Na quinta-feira, 21 de julho, segue para Indaiatuba, Itu, Jundiaí e Osasco.

Trânsito e Segurança

A diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, disse que a Prefeitura tem trabalhado desde fevereiro de 2015 na preparação da cidade para receber o revezamento da Tocha Olímpica. “Nos preocupamos em oferecer toda a estrutura para receber a Tocha Olímpica para que a cidade possa se orgulhar com um momento tão especial”. O secretário de Esportes e Lazer Dário Saadi lembrou que a cidade também vai abrigar seleções, como é o caso da Seleção Brasileira Feminina de Basquete; além da Seleção Feminina da Argentina (vôlei) e das Seleções Masculina e Feminina da Indonésia (badminton).

Trajeto nas ruas e avenidas de Campinas

Av. Andrade Neves
Av. Campos Sales
Av. Francisco Glicério
Rua Proença
Av. Airton Senna
Av. Princesa D´Oeste
Av. José de Souza Campos (Norte-Sul)
Av. Eng. Carlos Stevenson
Av. José de Souza Campos (Norte-Sul)
Av. Dr. Moraes Sales
Rua Irmã Serafina
Rua Conceição
Rua General Osório
Av. Anchieta
Rua Barreto Leme
Av. José de Souza Campos (Norte-Sul)
Av. Orosimbo Maia
Av. Brasil
Av. Barão de Itapura
Av. Doutor Heitor Penteado
Rua Vital Brasil e Praça Arautos da Paz

As ruas serão interditadas de acordo com a chegada do comboio da Tocha Olímpica e, na quarta-feira, será proibido o estacionamento de veículos por onde a tocha passará. As ruas serão liberadas gradativamente.

A Chama Olímpica e o revezamento no Brasil

O revezamento começou por Brasília, no dia 3 de maio, e vai percorrer 329 cidades brasileiras em 95 dias, alcançando 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, além do distrito federal. A chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas brasileiras e 10.000 milhas aéreas no trecho ao norte e centro-oeste do Brasil, entre Teresina e Campo Grande. A viagem se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A chama olímpica é um importante símbolo dos jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.Entre os principais atributos de inovação da tocha Rio 2016 estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.

Fonte: Portal da RMC.

Notícias no whatsapp
Compartilhe!