Cidades Política
Publicado em 14/07/2016 às 16:57 - Autor:

Cancelamento de títulos de eleitor quadruplicam em Campinas

O número de títulos de eleitor cancelados em Campinas (SP) mais que quadruplicou em relação à última eleição municipal, passando de 12.658, em 2013, para 54.367 este ano. Ainda assim, o número total de eleitores aptos a votar nas eleições municipais é de 822.044, 4,6% maior que em 2013, quando a cidade tinha 785.534 eleitores.

Segundo a legislação eleitoral, para ter um título cancelado é preciso que o eleitor não compareça para votar em três eleições consecutivas e não justifique a ausência. Quem está nessa situação, além de não poder votar, ficou impedido de tirar passaporte, participar de concurso público e também não poder resolver problemas com o CPF, como tirar uma nova via, por exemplo.

Além dos títulos cancelados, os números do Tribunal Superior Eleitoral revelam ainda que outros 6.233 eleitores estarão impedidos de votar por conta de condenações na Justiça.

Com a proximidade das eleições para prefeito e vereador alguns serviços não podem mais ser feitos nos cartórios eleitorais. Por enquanto, os eleitores podem apenas tirar a segunda vida do título, e isso até setembro, tirar uma certidão circunstanciada, um documento oficial do cartório eleitoral exigido na hora de tirar um novo título, ou ainda realizar o pagamento de multas pelo não comparecimento ou justificativa nas últimas eleições.

Vale ressaltar, no entanto, que o pagamento das multas não resolve imediatamente o cancelamento do título. Quem, quiser regularizar sua situação eleitoral terá que esperar o fim das eleições deste ano e procurar um cartório eleitoral.

Quem tiver dúvidas ou quiser saber outros detalhes sobre a eleição deste ano pode ir até o site do TRE de São Paulo, onde é possível encontrar os endereços de todos os cartórios eleitorais, acompanhar a prestação de conta dos candidatos, fazer denúncias, entre outros senviços.

Fonte: Paulínia News Notícias.

Notícias no whatsapp
Compartilhe!