Brasil Destaque
Publicado em 23/10/2017 às 5:22 - Autor:

SUMARÉ: Prefeito Luiz Dalben cria Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional

Atendendo a uma reivindicação de moradores, produtores rurais da cidade e comunidade escolar, o prefeito Luiz Dalben assinou nessa quinta-feira, dia 19, o Decreto nº 10.150, criando, assim, a Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Governo de Sumaré, Dirceu Dalben, durante o 1º Encontro Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado na manhã desta sexta-feira, dia 20, no Centro Administrativo de Nova Veneza, em uma parceria entre o CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) e a Prefeitura. Na ocasião, já com a assinatura do chefe do Executivo, o secretário de Governo também assinou o documento.

A Câmara será composta por membros das secretarias municipais de Educação; Saúde; Inclusão e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Governo e Participação Cidadã; Planejamento; Meio Ambiente; e do Fundo Social de Solidariedade, podendo ainda ser integrado por outras pastas afetas à consecução da Segurança Alimentar e Nutricional. O grupo deve elaborar, a partir das diretrizes emanadas no CONSEA, a Política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de promover a saúde e inclusão da população por meio de uma alimentação adequada e saudável, além de incentivar a agricultura familiar, entre outros.

“Com certeza o grande avanço desse encontro foi a formalização da criação da Câmara Intersetorial. Por meio da integração dos setores da Administração, poderemos elaborar ações que coloquem em prática as diretrizes e metas para uma alimentação de qualidade no município, além de podermos monitorar e avaliar o impacto dessas atividades na saúde da população”, explicou o secretário de Governo, Dirceu Dalben.

“A criação da Câmara foi um passo muito importante para nós, pois ela é a condição para que Sumaré possa aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan, que garante o direito humano de uma alimentação adequada”, explicou a coordenadora do CONSEA e nutricionista, Andréia Ivanoff.

“Sumaré precisava contar com um espaço para a avaliação e implementação de ações que cuidem especificamente da alimentação dos munícipes, principalmente das nossas crianças. A Câmara, envolvendo diversas secretarias municipais, é uma maneira eficaz de discutirmos um tema tão importante e que envolve diretamente a saúde e qualidade de vida da população”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Também participaram do 1º Encontro Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional os secretários municipais Mirela Cia Medeiros (Educação), Rubens Gatti (Saúde), Edson Cosme (Inclusão), Marcelo Miranda (Comunicação), a presidente do Fundo Social, Mara Dalben e o vereador Ulisses Gomes.

Fonte: sumare.sp.gov.br

Notícias no whatsapp
Compartilhe!