Destaque Educação
Publicado em 31/10/2017 às 5:31 - Autor:

SUMARÉ: Prefeito Luiz Dalben confirma instalação da Univesp em Sumaré

suma h

A Prefeitura de Sumaré deve indicar, nos próximos dias, o local de funcionamento da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). A escolha do município para ser um dos polos da instituição foi confirmada na semana passada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo vice-governador e Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Márcio França, atendendo solicitação feita pelo prefeito Luiz Dalben.

A escolha da cidade se deu após sua qualificação em um chamamento público que foi aberto no mês de agosto, pela Secretaria de Estado. As tratativas para a implantação da Univesp em Sumaré ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Emprego, Trabalho, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico.

“Para a cidade de Sumaré é uma conquista importante esse polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, onde serão oferecidos cursos de interesse da comunidade, em que os alunos serão assistidos por professores gabaritados e oriundos de instituições de renome como USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

Sumaré e os demais municípios que foram escolhidos como polo da Univesp receberão orientação técnica e devem oferecer de imediato pelo menos dois cursos entre os sete que são oferecidos pela Univesp: pedagogia, matemática, engenharia de produção, engenharia da computação, contabilidade, tecnologia em gestão pública e tecnologia em jogos virtuais.

“Sem dúvida, é uma notícia muito boa para nossos jovens que estão à procura de um curso superior gratuito e de qualidade. Na Univesp cerca de 85% dos estudantes são oriundos da escola pública, que fazem o seu próprio horário de estudo, com material pedagógico de primeiro nível”, destaca o vice-prefeito Henrique Stein.

Criada em 2012, a Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. É uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD), que conta com mais de 100 polos em 63 cidades do Estado.

Os polos são espaços físicos nos municípios. Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores. Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as videoaulas e o acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores.

“A Educação tem sido a prioridade do governo Luiz Dalben. No início do ano colocamos em dia os pagamentos atrasados do PROEB e ampliamos o número de vagas. Reformamos e pintamos as escolas municipais do ensino fundamental e médio. Agora chegou a vez do ensino superior, com essa conquista para o cidadão sumareense”, completou o secretário de Governo, Dirceu Dalben.

Fonte: sumare.sp.gov.br

Comentários