Brasil Destaque
Publicado em 18/12/2017 às 16:13 - Autor:

SP: Municípios de SP investem em tecnologia para melhorar serviços públicos

Por Sharlene Sarti

Modelos em andamento e soluções para as localidades foram tratadas no Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista em Ilhabela

A tecnologia está sendo usada pelos municípios do Estado para resolver gargalos da administração pública ao mesmo tempo em que atende melhor a população. Diversos modelos e soluções foram tratadas, nesta terça-feira (5), durante o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista, que reuniu em Ilhabela prefeitos, gestores e vereadores de cerca de 30 municípios.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, ressaltou o direcionamento de recursos para contemplar investimentos em tecnologia na gestão, entre eles para mobilidade urbana e o projeto de uma fila virtual visando facilitar a vida de moradores e turistas que utilizam a balsa para travessia.

Atualmente, o município conta com infraestrutura de rede, ferramentas e aplicativos para monitoramento do transporte, por exemplo. “A tecnologia deve ser olhada como um facilitador na realização do plano de governo, permitindo também a execução e controle dos nossos projetos. Novas propostas de uso das tecnologias da informação surgiram neste evento porque o nosso objetivo aqui é melhorar a vida das pessoas e turistas. Esta troca de experiências é muito importante”, frisou o prefeito Marcio Tenório.

Caraguatatuba é outra localidade da região que investe em tecnologia, sendo a primeira cidade do Estado a implantar uma parceria público-privada (PPP) para iluminação pública. Para os próximos 18 meses, de acordo com o prefeito Aguilar Junior, o planejamento é tornar o primeiro município do país a utilizar somente lâmpadas LEDs com a meta de reduzir custos.

Aguilar Júnior também destacou a necessidade das Prefeituras integrarem serviços e sistemas na construção das políticas públicas. “Esse é o grande desafio: compilar os dados para conhecer o nosso cidadão. Nós estamos acelerando também a onda do desburocratizar. São pontos que a gente consegue fazer e o cidadão percebe o tempo de resposta”, comentou o prefeito, citando a informatização da saúde e adoção de câmeras de monitoramento.

Prefeitos Inovadores – O município de Lourdes foi um dos homenageados durante o Fórum, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, com o título de Projeto de Inovador 2017, em reconhecimento pelas iniciativas digitais em andamento nas localidades.

Segundo a prefeita, Gisele Tonchis, o próximo passo da cidade de pouco mais de 2 mil habitantes, localizada no interior do Estado, é implantar câmeras de segurança. “Já compramos uma parte do equipamento. Agora em 2018 será adquirido o restante. Então cada vez mais investindo porque o resultado é muito melhor e mais rápido. Além de tempo, é economia de recurso. Tem que acompanhar e evoluir, por isso que a gente tem que participar, conhecendo técnicas novas, copiar e adequar ao nosso município para melhorar o atendimento ao público”, disse a prefeita.

Receberam a certificação ainda aqueles prefeitos que mais incluíram no plano de governo o uso da tecnologia para melhorar algum setor da administração pública, conforme levantamento feito pela Rede Cidade Digital. Além de Caraguatatuba, Ilhabela e Lourdes, São José dos Campos, Monteiro Lobato, Aparecida, Bauru e Mogi das Cruzes foram reconhecidos como Projetos Inovadores de 2017. “A tendência é cada vez mais a inserção de tecnologia no planejamento municipal. Não existe outro caminho para dar mais eficiência para a gestão pública”, avaliou o diretor da RCD, José Marinho.

O I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista teve o patrocínio da Panasonic, Teltex Tecnologia, Caragua Luz e Urbeluz, além do apoio estratégico da Linktel e apoio da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP) e Costabela Apart Hotel e Pousadas.

Fonte: Comunicação RCD

 

 

Notícias no whatsapp
Compartilhe!