Saúde
Publicado em 24/04/2017 às 11:33 - Autor:

SAÚDE : Sapato fechado e salto alto podem provocar unha encravada. Saiba como driblar o problema

UNHA-ENCRAVADA

Você sofre de unha encravada? Então fique de olho no que você anda colocando nos pés, pois o uso de sapatos fechados e salto alto podem provocar o problema, segundo explica o dermatologista Gilvan Alves

— Quando se trata de salto é pior ainda, já que todo o peso que ficaria no calcanhar é transferido para a ponta dos dedos. Com o passar dos anos não são apenas as unhas que são afetas, mas a própria estrutura óssea do pé.

Uma das dicas do especialista para evitar o problema é não tirar os cantos e cortar as unhas dos pés em formato reto.

Micoses

Assim como a unha encravada, a micose também pode estar prejudicando a boa saúde dos seus pés. A micose é uma infecção causada por fungos e pode ser transmitida facilmente, diz o médico. É possível pegar a doença por compartilhar sapatos com outra pessoa, utilizando água parada em lavatórios de pés de clubes e até mesmo ao fazer uso do mesmo chuveiro de alguém com a infecção, por exemplo.

— O tratamento não é considerado difícil. São utilizados medicamentos de ingestão oral ou uso tópico. Com acompanhamento médico, é um problema fácil de se resolver. Não é indicado o autodiagnostico e a automedicação.

Quer deixar as unhas saudáveis? Saiba como

Para ter unha vistosa e forte a primeira coisa é se alimentar bem, disse o médico.

— As unhas, o cabelo e a pele são reflexo dos nossos hábitos alimentares. Na rotina devem ser ingeridas muitas frutas, verduras e vitaminas, principalmente A, B e a D, pois são importantes na formação da unha. Ingerir a quantidade correta de água é fundamental.

Vejas as dicas a seguir:

– Aplique cremes hidratantes na base das unhas e nas cutículas para hidratá-la.

– Evite sapatos apertados.

– Dê preferência ao corte reto da unha.

– Evite apertar as unhas.

Fonte : R7

Comentários