Cidades Cidades Destaque
Publicado em 17/11/2017 às 13:32 - Autor:

Prefeito de Cabreúva Henrique Martin lança livro com renda revertida para o Grendacc

O prefeito de Cabreúva Henrique Martin anuncia que vai lançar o livro ‘Hermelindo Federzoni – O Glória do Caipira’ (200 páginas, R$ 25) em 23 de novembro. A noite de autógrafos será realizada a partir das 19 horas na Livraria Leitura (no Maxi Shopping, em Jundiaí). Toda a arrecadação será destinada ao Grupo em Defesa da Criança com Câncer de Jundiaí (Grendacc). A data de lançamento, aliás, marca também o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil.

‘O Glória do Caipira’ é uma biografia de Hermelindo Federzoni – um líder religioso cujo trabalho se destacou nas últimas décadas à frente da Congregação Cristã no Brasil. Hermelindo, de 79 anos, é cabreuvano nato, porém seu trabalho de evangelização o tornou conhecido por todo o país – o que, aliás, chamou a atenção de Henrique.

“Eu estava viajando para Gramado (RS) e, conversando com um desconhecido no avião, falei que era de Cabreúva. A pessoa imediatamente perguntou: ‘Cabreúva, do Irmão Hermelindo? Mande um abraço pra ele!’. Depois, em outra ocasião, em uma reunião numa cidade do Interior, outra pessoa fez uma abordagem semelhante: ‘O senhor não é de Cabreúva? Diga ao Ancião Hermelindo que estamos com saudades dele!’. Quando voltei a Cabreúva, encontrei um dos filhos do Hermelindo: ‘Como o seu pai é popular, hem?’”

Aquela sucessão de acasos fez com que Henrique Martin (que tem o Jornalismo como formação acadêmica e cumpre o segundo mandato consecutivo como prefeito de Cabreúva) começasse a pensar em escrever um segundo livro. Na sua primeira obra (‘Gestão Pública do Futuro’), ele havia falado sobre administração pública. Pensando no assunto, ele entendeu, após uma rápida pesquisa, que falar sobre a vida de Hermelindo cumpriria duplo papel: por um lado, o livro seria uma homenagem a uma figura conhecida e querida da cidade e do Brasil. “Por outro, também estaria contando causos e histórias não só da família do Hermelindo – os Federzoni – como de tantas outras famílias que chegaram e ajudaram a formar a Cabreúva de hoje”, relata Henrique.

Antes de ser líder da Congregação, Hermelindo já se destacava na região – porque era o goleiro do Botafogo do Bonfim. “Quem viu o Hermelindo jogar diz que ele era um excelente goleiro, fazia misérias”, diz Henrique. “A ponto de ele quase ter sido convidado pelo Riberto, que jogava pelo São Paulo nos anos 1960. Só não foi porque já tinha operado os meniscos dos dois joelhos”, conta o autor da biografia.

A história de Hermelindo, assim, se divide em duas fases: a do jogador de futebol apaixonado e briguento, que não admitia perder e saía no tapa com o adversário; e a do homem tocado por Deus, que recebeu o Chamado e, hoje, é reconhecido pela sua Obra gigantesca, levando a Palavra Divina inclusive em cultos realizados em igrejas na Europa.

“Os Federzoni chegaram em Cabreúva nos anos 1880. Para mim, foi um grande prazer mergulhar no universo da história da colonização italiana na região e poder trazer fatos que eu sequer imaginava. Espero que os leitores gostem das histórias que estão contadas ali”, comenta Henrique.

O autor de ‘O Glória do Caipira’ tem duplo motivo para comemorar o lançamento da biografia de Hermelindo Federzoni. “A noite de autógrafos será em 23 de novembro, justamente o ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil’ – uma data importante e que resume o trabalho desenvolvido pelo Grendacc, pela Verci Bútalo e por toda a equipe desta instituição tão maravilhosa. Fico feliz em poder ajudar o Grendacc e convido a todos para a noite de autógrafos. Vai ser um momento muito especial para mim, para a família do Hermelindo e para toda a grande família Grendacc”.

TRECHO DO LIVRO

Lá fora, das arquibancadas, vinha um rugido das duas torcidas – que, na época, ainda iam na caçamba de caminhões para o estádio. Apesar de ser um jogo duro e disputado palmo a palmo, o Botafogo não deu qualquer chance para o adversário – e vencia por três a zero quando Hermelindo começou a ficar inquieto debaixo do gol, sob o sol escaldante.

Foi quando ele ouviu a Voz. Ele sabia que alguém tentava falar alguma coisa ao seu ouvido, mas como entender com aquela batucada que faziam as duas torcidas atrás do gol de onde ele estava?

A Voz insistiu, o envolveu como a um manto de carinho, amor e bondade – num misto de emoções que ele jamais havia sentido ou presenciado. Por alguns instantes, ele deixou de ver o que acontecia dentro de campo, pareceu transportado para um lugar para bem dentro do Mistério… A Voz voltou e, desta vez, ele entendeu cada palavra do que Deus soprava no ouvido dele – direto para o coração.

“Você vai tirar a sua camisa, entregar para o presidente e dizer que, a partir de hoje, você é meu servo”, o Senhor falou para Hermelindo Federzoni.

SERVIÇO

Livro ‘Hermelindo Federzoni – O Glória do Caipira’

200 páginas – R$ 25,00

Noite de autógrafos: 23/11, a partir das 19h

Livraria Leitura – Maxi Shopping Jundiaí

Av. Antônio Frederico Ozanan, 6.000 – Jundiaí

Notícias no whatsapp
Compartilhe!