Destaque Mundo
Publicado em 24/05/2017 às 8:32 - Autor:

MUNDO : Recados sobre paz e ambiente nos presentes do Papa a Trump

papa_comitivatrump_240517_fotoalessandratarantinoepa3432adde_base
Francisco recebeu o Presidente dos EUA no Vaticano.

O encontro entre o Papa e Donald Trump

O Papa Francisco ofereceu, esta quarta-feira, a Donald Trump a edição em inglês da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2017, da exortação “A Alegria do Evangelho” e da Encíclica “Laudato sí”, sobre “o cuidado da casa comum”.

A troca de presentes ocorreu depois da audiência, no Vaticano, que Francisco concedeu ao Presidente dos Estados Unidos, com quem se reuniu num encontro privado.

Após o tradicional aperto de mãos, os dois responsáveis sentaram-se frente a frente na biblioteca do Papa e conversaram durante cerca de 30 minutos com a ajuda de intérpretes.

No final, Francisco saudou a primeira-dama Melania Trump, a filha mais velha de Donald Trump, Ivanka, e o seu marido, Jared Kushner.

Foi depois desta sessão de cumprimentos que ocorreu a troca de presentes. Francisco deu ainda, como costuma acontecer nas audiências a chefes de Estado, um medalhão do seu pontificado com dois ramos de oliveira entrelaçados, símbolo da paz.

O Presidente norte-americano ofereceu ao Papa um conjunto de livros de Martin Luther King, figura que tem sido uma referência em vários escritos de Francisco.

A delegação do Presidente norte-americano inclui o Secretário de Estado, Rex W. Tillerson, e o conselheiro de Segurança Nacional, H. R. McMaster.

Ao despedir-se do Papa, Donald Trump agradeceu a audiência e afirmou: “Não me esquecerei do que disse”.


Foto: Alessandra Tarantino/EPA

Esta quarta-feira, Trump vai ainda encontrar-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado por D. Paul Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.

Melania Trump, por seu lado, vai visitar o Hospital Pediátrico do Menino Jesus, propriedade da Santa Sé, em Roma. E Ivanka Trump desloca-se à comunidade católica de Santo Egídio, no contexto de um encontro sobre o combate ao tráfico de pessoas.

Donald Trump, 45.º presidente dos Estados Unidos da América, tem divergências com o Papa em matérias de imigração e ambiente. A visita ao Vaticano acontece depois da deslocação à Arábia Saudita e Israel, e antes da cimeira do G7, na Sicília, e da cimeira da NATO, em Bruxelas.

Fonte : http://rr.sapo.pt/noticia

Comentários