Destaque Mundo
Publicado em 23/05/2017 às 12:39 - Autor:

MUNDO : Astronautas vão caminhar no Espaço para reparação de emergência

espaço

Dois astronautas vão sair da Estação Espacial Internacional (EEI) esta terça-feira numa “caminhada” espacial de emergência para reparar um computador avariado. Em causa está um dos dois computadores que controlam as condições da Estação em órbita.

Os astronautas norte-americanos Peggy Whitson e Jack Fischer vão ser os responsáveis pela reparação de emergência, anunciada este domingo pela Nasa.

O computador em causa sofreu uma avaria no aparelho que dá instruções ao sistema de energia solar, radiadores, circuitos de refrigeração e outros equipamentos. Em consequência, o laboratório da EEI, calculado em 89 mil milhões de euros, ficou dependente de um sistema de “backup”.

Peggy Whitson, atual comandante da Estação, já testou o equipamento que irá substituir o aparelho danificado.

A avaria foi detetada sábado e, apenas um dia depois, a agência espacial anunciou a reparação de emergência. Apesar do ocorrido, os cinco astronautas da “Expedição 51” nunca estiveram em perigo, garante a Nasa.

A “caminhada” de terça-feira irá ser a 201ª realizada na EEI e a 10ª de Peggy Whitson. As duas horas previstas de manutenção irão provavelmente colocar a comandante em terceiro lugar nos astronautas com mais tempo acumulado de “caminhada” no espaço.

O início está agendado para as 8 horas (13 horas, hora de Portugal continental) de terça-feira, avança a agência espacial norte-americana.

Comentários