Destaque Mundo
Publicado em 19/09/2017 às 7:29 - Autor:

MUNDO: Após Maria, premiê de Dominica diz: ‘Contaremos mortos ao amanhecer’

O furacão Maria, classificado na categoria 5 (a mais alta possível), atingiu Dominica, um estado soberano localizado no Caribe, na noite de segunda-feira (18) com ventos de até 260 km/h, informou o NHS (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês), órgão do governo dos Estados Unidos.

Trata-se do pior furacão a atingir o território de Dominica na história. O premiê de Dominica, Roosevelt Skerrit, disse à TV Telesur, da Venezuela, que ainda não é possível mensurar a devastação causada pela tormenta no país, mas destacou que ele próprio foi resgatado de um alagamento pela polícia.

— Por favor, diga ao mundo que a Dominica foi desvastada… Pela manhã, nós saberemos quantos são os mortos. Fomos atingidos brutalmente pelo furacão.

Mais cedo, Skerrit descreveu, por meio de seu perfil no Facebook, o que enfrentava dentro da própria casa enquanto a ventania provocada pelo furacão atingia sua residência do lado de fora.

— O vento é implacável! Nós vamos sobreviver pela graça de Deus! […] Nós não sabemos o que está acontecendo do lado de fora. Nós não ousamos observar para fora. Tudo o que ouvimos é o som do aço galvanizado voando. O som da fúria do vento. Então a gente reza pelo seu fim! […] Sem dúvida, ninguém dorme em Dominica. Eu acredito que minha casa sofreu danos. […] Meu telhado foi levado. Estou sob completa misericórdia do furacão. A casa está inundada.

No final das postagens, o primeiro-ministro avisa que foi resgatado.

Antes da tormenta, as autoridades ordenaram aos moradores locais que vivem perto do mar a procurar abrigos estatais para se proteger.

Há duas semanas, o furacão Irma, um dos mais potentes já registrados no Atlântico com seus ventos de até 298 km/h, matou ao menos 84 pessoas, mais da metade delas no Caribe.

Fonte: r7
Notícias no whatsapp
Compartilhe!