Cidades Cidades Cultura
Publicado em 05/09/2016 às 14:47 - Autor:

Morungaba, boa opção para quem visita o Circuito das Frutas; saiba mais sobre os pontos turísticos

A charmosa estância climática de Morungaba com 12 mil habitantes é uma das dez integrantes do Circuito das Frutas e oferece aos visitantes várias opções de lazer com belas paisagens das colinas aos pés da Serra das Cabras. Localizada a 110 Km de São Paulo e 40 Km de Campinas, é um ótimo destino para quem procura passar um dia diferente, com muito ar puro e clima acolhedor.

História
A palavra Morungaba, significa colmeia ou lugar onde moram as abelhas, na língua Tupi. O desbravamento do território onde se encontra o município teve início no começo do século XIX. O distrito de Conceição da Barra Mansa foi criado em 1888. Em 1891, foi o lugar elevado à categoria de Distrito de Paz do município de Itatiba. Por proposta da Câmara, o nome Barra Mansa foi substituído, em 1919, pelo de Morungaba, que se emancipou administrativamente em 1965 e foi elevada à condição de estância climática em 1994.

Em 13 de março de 2014, a cidade de Morungaba (SP) passou fazer parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC) – área formada agora com 20 municípios e que concentra três milhões de habitantes.

Cruzeiro 

Localizado no cume de um dos morros da Serra das Cabras, o místico local permite ao visitante uma visão maravilhosa de todo o município e suas colinas. Além da paisagem, o lugar conta com uma cruz com o Cristo Crucificado, um monumento com cerca de cinco metros de altura, cercado por figuras da Mãe Dolorosa e de São João Evangelista.

Cervejaria Kremer

Outra ótima opção de lazer na cidade é agendar uma visita e conhecer de perto como o chopp artesanal é produzido na cidade. Em grupos de até 25 pessoas, os visitantes seguem um roteiro que inclui a apresentação de um vídeo institucional, introdução às matérias-primas da bebida, demonstração do processo de fabricação e degustação dos produtos com o Mestre Cervejeiro. Além disso, os visitantes ainda podem adquirir os produtos da boutique da fábrica.
É possível acompanhar cada etapa do processo de elaboração da bebida, totalmente automatizado, mas sem perder as características artesanais na receita.
Endereço: Estrada Municipal Lúcio Roque Flaibam, Km 0,8 – Buenópolis
Horário: Aberto para visitação com visita agendada
Telefone: (011) 4014-6002

Fazenda São Silvano

Lindo local de lazer para toda família almoçar e passar bons momentos cercado de natureza, possui um ótimo restaurante e uma vila hípica para passeios a cavalo. O restaurante Stefano’s Fazenda oferece um delicioso buffet com várias opções de pratos quentes e petiscos no fogão a lenha, onde os visitantes são sempre recepcionados pelo proprietário.
Endereço: Rodovia Benedito Chiavatto, km 3,7
Horário: Restaurante aberto aos finais de semana das 10h às 16h.
Telefones: Stefano’s: (11) 4014-7332 e (019) 99111-5551; Vila hípica: (019) 99619-6192

Companhia das Ervas

A cidade também é sede de uma das empresas de temperos mais conhecidas no país. O clima ameno e o solo fértil faz da cidade o local perfeito para o cultivo orgânico dos ingredientes in natura utilizados na produção de suas conservas, feitos nos padrões internacionais de higiene e controle de qualidade.
Endereço: R. Araújo Campos, 524
Horário: Aberto todos os dias das 09h às 18h
Telefone: (11) 4014-6920

Art Café

O local foi aberto para aproveitar a passagem de viajantes e motociclistas principalmente nos finas de semana.
Endereço: R. Araújo Campos, 818
Horário: Aberto de terça a domingo das 06h às 21h
Telefone: (11) 4014-7772

Doces David

Outro ponto muito visitado por quem passa por Morungaba é uma das mais tradicionais doceiras do interior do estado. No local é possível encontrar uma linha diversificada de geleias, compotas, doces cremosos e em barras, sorvetes artesanais, salgados, frutas cristalizadas e muito mais.
Endereço: R. Araújo Campos, 533
Telefone: (011) 4014-7597

Outros pontos turísticos de Morungaba

Praça dos Italianos, Parque Ecológico Pedro Mineiro e Pico das Cabras. Vale a pena visitar cada um deles, pois é possível desfrutar das paisagens maravilhosas e as pedras dão um toque interessante, existem várias trilhas, locais para acampamento, prática de mountain Bike.

Fonte: Portal da RMC.

Notícias no whatsapp
Compartilhe!