Destaque Educação
Publicado em 11/12/2017 às 10:41 - Autor:

JAGUARIÚNA: EDUCAÇÃO DE JAGUARIÚNA SUPERA MÉDIAS ESTADUAL E NACIONAL PELO ÍNDICE IOEB

Levantamento foi feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e leva em conta qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil.

A educação pública em Jaguariúna recebeu nota 5,4 e está entre as melhores no ranking dos municípios paulistas avaliados em 2017 pelo IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). A nota atual supera a obtida em 2015, que foi 5,3.

Conforme o levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com o apoio do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann, a média no ensino estadual foi de 5,3 – enquanto a nota média da educação em todo o país ficou em 4,7.

Em relação a 2015, O IOEB aponta a situação da educação nos estados e municípios brasileiros, tendo em vista o aperfeiçoamento educacional. Para o estudo, que está em sua segunda edição, são levados em conta indicadores de resultado e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil.

A avaliação utiliza um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal) e engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local –, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O Centro de Liderança Pública lançou o índice em outubro de 2015, e de lá para cá o IOEB é assinado pelos mesmos autores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Um dos principais objetivos do IOEB é aperfeiçoar o sistema de controle social da educação, ao identificar quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem.

Já o CLP se identifica como uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atua em três frentes de trabalho: Mobilização, Educação e Gestão da Transformação. É a responsável pelo IOEB e busca desenvolver líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das políticas públicas.

O levantamento e o ranking oferecem aos gestores públicos os instrumentos práticos para ajudá-los a mobilizar e engajar a sociedade em mudanças eficazes, com ética e responsabilidade.

Educação de qualidade

Para o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o resultado positivo em mais um índice de avaliação conceituado, como é o IOEB, atesta o empenho que a administração municipal vem tendo em melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas. “Todo governo tem suas prioridades, e sempre priorizamos investir e dar condições de trabalho para que nossos professores possam fazer o melhor. Então, quero parabenizar a todos os envolvidos nesse processo porque o sucesso na educação leva a assinatura de todos nós”, disse o prefeito.

A secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, destacou o empenho de toda a equipe pedagógica e dos demais servidores em cada escola do município. “Quando cada um de nós se empenha, veste a camisa, os resultados aparecem. E esse sucesso deve ser comemorado por todos mesmo, principalmente quando recebemos uma bela notícia como essa”, pontuou.

 

Reportagem: Aluízio Santana

Foto: Ivair Oliveira

Fonte: jaguariuna.sp.gov.b

Notícias no whatsapp
Compartilhe!