Destaque Educação
Publicado em 28/09/2017 às 9:38 - Autor:

INDAIATUBA: Prefeito participa de vivência como pessoa com deficiência no Centro da cidade

mini__gfm9645

Sirlene Virgílio Bueno

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) participou na manhã de terça-feira (27) o evento “Vivenciando o Centro Comercial de Indaiatuba”, que foi organizado pelo Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência), Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/Indaiatuba, Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura e CMDI (Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos). O objetivo foi sensibilizar a população sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa mobilidade no centro comercial do município. A ação encerrou a 18ª Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também a programação de Indaiatuba para a Semana Nacional do Trânsito.

Gaspar fez a vivência como cadeirante e também com os olhos vendados para entender as dificuldades de locomoção que essas pessoas enfrentam no dia a dia. “Dei uma volta no Centro, entrei no comércio e vi como é difícil para essas pessoas se locomoverem. Vou reunir minha equipe de secretários e vamos buscar ações que visem aumentar a acessibilidade, principalmente na região Central da cidade, onde se concentram os comércios”, declarou o prefeito.

Para a presidente do Comdefi, Lucia Benito Mesti, o evento foi muito produtivo. “Tivemos o apoio do prefeito, secretários, o vereador Cebolinha, diversas pessoas com deficiência e da população em geral, que puderam vivenciar as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas pessoas com deficiência”, argumenta. “A existência de muitos obstáculos no centro comercial, como falta de acessibilidade nas lojas, calçadas esburacadas e diversas barreiras arquitetônicas no caminho dificultaram o percurso realizado pelos participantes da vivência, e permitiram uma reflexão sobre a importância de tornarmos os espaços acessíveis para todos”, completou.

Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência), ligado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social, realizou de 19 a 27 de setembro, a 18ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento teve o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e durante a semana foram promovidas ações que visam à divulgação dos direitos dessas pessoas.

Na programação também foi feito o lançamento da campanha publicitária em respeito às vagas reservadas às pessoas com deficiência em estabelecimentos privados, com ações de conscientização no Parque Mall, Shopping Jaraguá e Praça Prudente de Moraes.

Semana do Trânsito

A programação do município durante a Semana Nacional de Trânsito começou no dia 18 e abriu a campanha “Pare para o pedestre. É seguro. É gentil. É lei”, desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A proposta é incentivar o motorista a parar na faixa de pedestre, por isso a campanha avançará nos próximos meses.

Desde o dia 18 são realizadas abordagens educativas no trânsito da cidade tendo o pedestre como foco. Na programação também estavam blitze, palestras, caminhadas, ações de conscientização sobre o uso de vagas especiais de estacionamento e Circuito Saúde.

Entre os parceiros na realização da Semana de Trânsito também estavam a AbColinas, a Câmara Municipal de Indaiatuba, a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação E Cultura), o Centro de Treinamento da Honda, grupos de Escoteiros Indaiá e Falcão Azul, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e a Guarda Civil.

Fotos

                      

Fonte: indaiatuba.sp.gov.br

 

Comentários