Destaque Educação
Publicado em 10/04/2017 às 8:47 - Autor:

HORTOLÂNDIA : Prefeitura reúne trabalhadores em evento de qualificação profissional

horto 1004

A Prefeitura de Hortolândia realiza, nesta segunda-feira (10/04), às 19h, o evento “Observatório Mundo do Trabalho – Programa de Geração de Emprego e Renda”, atividade de formação para trabalhadores que estão em busca de emprego. A ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo acontecerá na ETEC (Escola Técnica Estadual), localizada na rua Capitão Lorival Mey, 750, Remanso Campineiro.

O evento contará com palestrantes da área de Recursos Humanos de três grandes empresas de Hortolândia, Dell Computadores, Amsted Maxion e Belgo Bekaert, que falarão sobre mercado de trabalho, o perfil de trabalhadores exigido pelas empresas, além de dicas para entrevistas de emprego.

Além das palestras, os participantes terão acesso a cursos gratuitos nas áreas de informática básica, higiene e manipulação de alimentos, preparação para entrevista e preenchimento de currículos, além de secretariado. Os cursos rápidos serão ministrados por profissionais da ETEC. Os dias e horários serão divulgados durante o evento. Os participantes receberão certificado emitido pela ETEC e a Prefeitura.

“O prefeito Angelo Perugini quer que nossos trabalhadores se sintam amparados pela Prefeitura. Nesse sentido, a parceria com a ETEC é muito importante porque vai oferecer qualificação gratuita e facilitar a recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho”, observou Pádua.

O evento encerra ciclo de reuniões realizadas pela Prefeitura para discutir com trabalhadores ações que ajudem na recolocação de desempregados no mercado de trabalho e de incentivo à geração de renda. Os encontros, realizados nos meses de fevereiro e março, no Jardim Amanda, Nova Hortolândia, Jd. Rosolen e Nova América, reuniram cerca de 500 pessoas, convidadas a participar do encontro na ETEC.

A geração de emprego e renda está entre as ações prioritárias da Administração do prefeito Angelo Perugini. Hortolândia registra uma taxa de desemprego de 17% da PEA (População Economicamente Ativa), segundo a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. Quando Perugini deixou a Prefeitura, em 2012, a taxa de desemprego era de 2% da PEA.

Naquela época, o governo atraiu empresas e empregos para o município com a concessão de incentivo fiscal, aproximação da Prefeitura com os empresários, valorização dos micros e pequenos empreendedores, além de investir na qualificação profissional dos trabalhadores. A Prefeitura dá os primeiros passos para retomar esse trabalho e combater o desemprego.

Fonte : hortolandia.sp.gov.br

Comentários