Destaque Saúde
Publicado em 18/10/2017 às 6:33 - Autor:

HORTOLÂNDIA: Ministério da Saúde aprova trabalho das UPAs em Hortolândia

saude horto

Técnicos do Governo Federal deram parecer favorável às três unidades do município; repasse de verbas para manutenção das UPAs é mantido

 

O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (17/10), parecer favorável sobre vistoria realizada, em agosto, nas três UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) de Hortolândia. O parecer resulta na requalificação das unidades de saúde, o que significa que a Prefeitura continuará recebendo verbas federais para manter as UPAS em funcionamento. Esta foi a primeira requalificação realizada no município, uma vez que o procedimento do Ministério da Saúde acontece a cada três anos.

A primeira UPA-24h de Hortolândia, a unidade “Manoel Georgino Lopes”, localizada no Jd. Nova Hortolândia, foi inaugurada em 2012, durante o governo do prefeito Angelo Perugini. Nesta época, mais duas unidades deste porte estavam em obras, sendo entregues em 2014: a “Pastor Eneas de Castro Gama”, no Jd. Amanda, e a “José Pereira de Amorim”, no Jd. Rosolen. Neste mesmo ano, as três unidades foram habilitadas e qualificadas pelo Ministério da Saúde, que retornou no início deste semestre, três anos depois, para apurar se os procedimentos e critérios recomendados na época estão sendo colocados em prática.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital Municipal e das UPAs, Thiago Luiz Franco, durante a vistoria os agentes técnicos do Ministério observaram como é realizada a classificação de risco dos pacientes, as condições dos equipamentos médicos e de enfermagem, o funcionamento das unidades de saúde, os materiais utilizados nos procedimentos, rotina de trabalho e fluxo de pacientes, além de questões administrativas, como número de funcionários e utilização de uniformes.

Repasse

O Ministério da Saúde repassa ao município R$ 440 mil por mês, referentes à manutenção das três UPAs. O valor que é utilizado, por exemplo, na compra de equipamentos e qualificação de funcionários. Com a requalificação das três UPAS, o município mantém a parceria com o governo federal e garante o recebimento deste repasse.

“Esta requalificação demonstra o compromisso do município em adotar todos os padrões e critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, sempre com objetivo de oferecer atendimento de qualidade à população, com o respeito que o cidadão hortolandense merece”, destaca o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

Fonte: hortolandia.sp.gov.br

Comentários