Destaque Educação
Publicado em 13/06/2017 às 9:25 - Autor:

HORTOLÂNDIA: Escritor Gabriel Chalita é um dos destaques do 1° Dia de Seminário

Evento começa na segunda-feira (19/06), às 19h, no auditório do Unasp, com o tema “Caminhos para uma aprendizagem inovadora”

 

Quais são os “Caminhos para uma aprendizagem inovadora”? Este é o debate que a Prefeitura de Hortolândia propõe aos participantes inscritos para a abertura do 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia. No primeiro dia de discussões (19/06), o evento visa abrir a mente dos profissionais da área para a nova proposta da Secretaria de Educação e, assim, trazer para a sala de aula contribuições do campo da inovação, ciência e tecnologia. As palestras começam às 19h, no auditório Arlete Afonso, do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, no Parque Ortolândia. Ao todo, o evento deve reunir cerca de 1.400 pessoas. As inscrições para o primeiro e o terceiro dias já estão encerradas. Só há vagas remanescentes para o segundo dia.

Prof. Dr. José Armando Valente (Unicamp e PUC/SP)

Três palestrantes abordarão o tema, durante cerca de 1h30. Depois, os presentes poderão fazer perguntas por escrito, esclarecendo dúvidas e contribuindo para as discussões. “Transformando as redes sociais em redes educacionais” é o desafio do primeiro convidado, o Prof. Dr. José Armando Valente (Unicamp e PUC/SP). Em seguida, o empresário, professor e voluntário Alan Dantas enfocará a “Tecnologia educacional e os novos aprendizes: um novo conceito de sala de aula”. Por fim, chega a vez de falar sobre “A Tecnologia, o livro e a leitura”, a cargo do escritor e Prof. Dr. Gabriel Chalita.

Alan Dantas, empresário, professor e voluntário

A iniciativa de realizar o seminário é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo principal é trazer inovação para a sala de aula e novas formas de ensino na rede municipal. A programação completa do evento está disponível no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), no banner do evento.

Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, no primeiro dia, enquanto os dois primeiros palestrantes, Valente e Dantas, mostrarão o que já existe, em termos de tecnologia e inovação voltadas à educação, como o uso da internet e outros recursos e metodologias aplicadas em sala de aula, Chalita fará uma abordagem filosófica sobre a leitura de um novo mundo, tema em sintonia com a nova cultura que a Secretaria busca construir para a rede municipal. Este mesmo tema, enfocado na 7° festa literária, o Hortolendo, também está na pauta da implantação do projeto da Escola de Tempo Integral no município.

“O Mundo mudou. E a escola?”

Embora voltado aos profissionais de educação do município, tanto da rede pública quanto da particular, o evento, gratuito, foi aberto ao público em geral. Para debater o tema “O mundo mudou. E a escola?”, trará ao município nomes muito conhecidos nacionalmente como o jornalista e escritor Caco Barcellos, que está a frente do programa Profissão Repórter (Rede Globo).

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o seminário visa também introduzir a tecnologia como nova ferramenta para a educação, com potencial para promover qualidade de ensino e ampliar ideias, uma vez que, para muitos profissionais da área, ainda é vista como um desafio difícil de ser alcançado e conquistado. O evento busca ainda contribuir com informações sobre a utilização de recursos tecnológicos para a educação, de modo que os participantes tenham visão ampliada sobre o assunto, facilitando e promovendo abertura para a era da informação.

“O Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia possui, em um dos seus eixos, focar e proporcionar formação para os educadores, professores e gestores da Secretaria. Estamos realizando pesquisas para conhecer o dia a dia e a realidade das nossas escolas e conhecer a necessidade e o interesse dos nossos professores. Inserir novas tecnologias na sala de aula não é somente ter computador ou lousa digital. Por isso, o Seminário é um marco inicial para despertar e provocar os professores para o tema. Estamos abrindo oportunidade para que todos que tenham interesse possam participar. Precisamos investir na Educação”, afirma Felipe Amaro dos Santos Neto.

Confira temas e palestrantes do seminário a cada dia:

19/06 –  Tema central: “Caminhos para uma aprendizagem inovadora

Tema 1:”Transformando as redes sociais em redes educacionais” – Prof. Dr. José Armando Valente (Unicamp e PUC/SP)

Tema 2: “Tecnologia educacional e os novos aprendizes: um novo conceito de sala de aula” – Alan Dantas (empresário e voluntário)

Tema 3: “A Tecnologia, o livro e a leitura” – Prof. Dr. Gabriel Chalita

20/06 – Tema central: “Do virtual ao real: entre redes ou paredes?”

Tema 1:”Nativos digitais educando imigrantes imigrantes digitais” – Prof.ª Ms. Carolina Difilippi (Pró Ordem e ESD)

Tema 2: “Tecnologia no rtabalho. Estamos de mentes abertas para ela?” – Célia Regina Lara (Algar Tecnologia)

Tema 3: “Preparando nossos alunos para desafios do futuro” – Alan Morais (Colégio Pectrus)

21/06 – Tema central: “Comunicação e tecnologia: desafios da educação na Era da Informação” – Jornalista Caco Barcellos (Rede Globo)

Fonte; .hortolandia.sp.gov.br

Notícias no whatsapp
Compartilhe!