Esportes
Publicado em 13/11/2017 às 17:25 - Autor:

ESPORTE: Tite exalta o artilheiro e garçom Neymar: “É um jogador extraordinário”

TITE 10

Técnico da Seleção afirma que não conversou com o jogador antes da coletiva em que ele chorou ao reclamar das polêmicas sobre o Paris Saint-Germain

Por Alexandre Lozetti, Londres, Inglaterra

o técnico da seleção brasileira, Tite, mais uma vez saiu em defesa de Neymar. O atacante, que chorou em uma coletiva de imprensa ao lado do treinador ao reclamar das críticas e polêmicas envolvendo seu nome no PSG, é uma das referências do Brasil, de acordo com o comandante. Que o classificou como “jogador extraordinário”.

Neymar é um jogador extraordinário porque faz gols e é assistente. Na última Champions se não foi o maior assistente, foi o segundo. Ele tem papel de ter atenção dobrada, cobertura mais específica, e proporciona essa capacidade de assistência – disse Tite.

Sobre a emoção e o desabafo de Neymar após a vitória por 3 a 1 sobre o Japão, em Lille, Tite deixou claro que não teve qualquer conversa com o jogador antes do episódio, e o que aconteceu durante a coletiva de imprensa “foi espontâneo”:

– Não conversei nada com Neymar, o que falamos ali foi espontâneo, natural, humano, não falamos mais disso. Veio para o trabalho. Não tenho avaliação sobre o choro, há o que ele colocou para vocês e era justo eu colocar o trabalho que ele vem realizando comigo. E repito tudo absolutamente igual. Faço e repito todas aquelas observações.

Confira mais trechos da coletiva de Tite

Time titular contra a Inglaterra*:

Confirmo a equipe para iniciar. Tem uma competição muito grande. Com Willian com os jogos que tem feito, o Thiago, o Fernandinho, tanto na Seleção quanto nos clubes. É minha função acompanhá-los. E segue com Firmino, Ederson, Danilo, uma série de concorrências fortes. E o campo fala. Não posso ser presunçoso de jogar minha cabeça para dentro do jogo. Tenho que enxergar o jogo e intervir.

* Time será: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Daniel Alves e Tite na coletiva em Wembley (Foto: Pedro Martins / MoWA Press) Daniel Alves e Tite na coletiva em Wembley (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Daniel Alves e Tite na coletiva em Wembley (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Teste contra seleção europeia

Não sei se em relação a uma equipe europeia, concordo com o Dani que mudam as características. O Japão era muito móvel, Inglaterra muito técnica e de imposição física. Muda o cenário, Wembley é um templo do futebol. Capacidade de concentração tem que ser alta, isso tudo interfere. Trabalhamos para que o desempenho seja bom, inclusive meu, no meu trabalho.

Características da equipe

O grande desafio do técnico não é ter na cabeça uma forma de atuar, e aí fazer com que a equipe produza dessa forma. Meu grande desafio profissional é encontrar atletas e respeitar características deles, respeitar no sistema. O que busco é a escola Zagallo, Telê Santana, Ênio Andrade, brasileira. Essa sim

Inglaterra favorita para a Copa?

Todos os grandes, como a Inglaterra, com essa nova geração surgindo, apesar do Southgate ter só 13 jogos. Mas Dele Alli, Kane, experiência do Cahill. Tradição, peso, vejo a Inglaterra como uma das favoritas. Não por estar aqui em Wembley falando para os ingleses.

Tite distribui os coletes no treino da Seleção em Wembley (Foto: Pedro Martins / MoWA Press) Tite distribui os coletes no treino da Seleção em Wembley (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Tite distribui os coletes no treino da Seleção em Wembley (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Vitória sobre o Japão

Foi um amistoso de Mundial, ter feito três gols iniciais mostrou como equipe entrou acelerada, depois caiu. mas analisa-se o processo todo. Houve características importantes, depois caiu a competitividade. E não há coordenação de movimentos com substituições excessivas. Amanhã o nível de exigência técnico é superior sim.

Lista final para a Copa do Mundo

Não adianta eu querer ser bonzinho, é leal. Vai ser difícil minha decisão final, mas procuro não olhar lá na frente, procuro medir os trabalhos diários para decidir lá na frente.

Chance de utilizar Diego em Wembley

Ele pode permitir com equipe tendo alto desempenho, essa busca da performance de alto nível, excelência. Olhar para dentro de nós mesmos e saber que atleta está dando o seu melhor. Isso faz consolidar e potencializa outros atletas. Quando uma equipe está desestruturada, um atleta entra e não vai bem, prejudica a avaliação.

Estilo de jogo da Inglaterra

Há uma mescla histórica do futebol mais jogado, já triangulado, mais no chão. É de contato físico, mas é também da qualidade, do passe curto, da triangulação. A Premier League proporciona ter tantos técnicos e atletas diferentes, é uma liga muito forte, com diferentes estilos.

Veja as informações da Seleção para enfrentar a Inglaterra:

Local: estádio Wembley, em Londres (ING)
Data e horário: terça-feira, às 18h (de Brasília)
Escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Arbitragem: Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio Tavares e Paulo Alexandre Santos Soares (todos de Portugal)
Árbitro de vídeo: Tiago Lopes Martins, auxiliado por João Carlos Capela (ambos de Portugal)
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior, Arnaldo Cezar Coelho e Tino Marcos), SporTV (com Luiz Carlos Jr, Lédio Carmona e Muricy Ramalho) e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 17h

Fonte: /globoesporte.

 

Comentários