Destaque Política
Publicado em 16/08/2017 às 8:14 - Autor:

ELEIÇÕES 2018: Veja os nomes que podem disputar a eleição de 2018

ELE

Cientistas políticos ouvidos pelo ‘Estado’ apontam os principais postulantes à Presidência a um ano do horário eleitoral

Principais candidatos às eleições de 2018, segundo cientistas políticos. Do topo, à esquerda: Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB), Joaquim Barbosa (sem partido), Ciro Gomes (PDT), Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSC) Foto: Estadão

A aproximadamente um ano do período da propaganda eleitoral no rádio e na TV da próxima eleição presidencial, caso agosto seja mantido como o mês do início do horário ‘gratuito’, vários nomes da política brasileira começam a se apresentar como postulantes da disputa de 2018. De acordo com cientistas políticos ouvidos pelo Estado, ao menos oito candidatos gravitam com mais energia em torno desse calendário: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSC-RJ), João Doria (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Joaquim Barbosa (sem partido).

Os pesquisadores fazem comparações entre os contextos das disputas de 1989 e de 2018. Assim como hoje, aquele ano esteve marcado por forte crise econômica e política. Enquanto lá o eleitorado retornava às urnas depois do golpe militar em 1964, há pouco viu uma presidente ser afastada da Presidência. “Nem com (Fernando) Collor (presidente eleito em 1989), você teve um clima de partidos tão destroçados e uma política de tão pouca credibilidade como se tem hoje”, compara Carlos Melo, professor do Insper. A professora de Ciência Política da UFMG Mara Telles ressalta o sentimento impregnado nos dois momentos. “Em 1989, era a esperança, 2018 é a eleição do desalento”, diz.

Um dos aspectos mais relevante, no entanto, da disputa de 2018 é o que chamam “fator Lula”. O equilíbrio das forças seria alterado com a participação do ex-presidente nas eleições de 2018.

Comentários