Destaque Esportes
Publicado em 09/05/2017 às 8:03 - Autor:

CAMPINAS : “Viva a Glicério” supera expectativas e reúne 22 mil pessoas na 2ª edição

glicerio

O balanço final da segunda edição do projeto “Viva a Glicério” apontou que cerca de 22 mil pessoas foram se divertir e passar um dia diferente na região central da cidade. O evento que transformou a Avenida Francisco Glicério em um grande boulevard no último domingo, 7 de maio, reuniu famílias e grupos de amigos realizando atividades de esporte e lazer, em um clima de tranquilidade e segurança.

Teve quem foi pela primeira vez e aprovou, e quem repetiu a dose. O prefeito Jonas Donizette e a primeira-dama Sandra Ciocci marcaram presença e prestigiaram as atrações. No Largo do Rosário, o Restaurante Giovannetti comemorou suas oito décadas de tradição em Campinas com um espaço gastronômico popular muito disputado, que foi uma atração a mais do “Viva a Glicério”.

Tem uma junção muito legal hoje, que é o Giovannetti completando 80 anos. A temperatura ajudou e acho que devemos ir criando, de tempos em tempos, esse hábito, para as pessoas virem aqui para o centro, na Glicério, e ter essa convivência. No passado, eu lembro que quando alguém vinha visitar Campinas, os familiares traziam aqui no Centro para conhecer. Eu acho que a finalidade é um pouco resgatar isso, criar esse hábito de novo”, avaliou o prefeito.

Está ótimo. Uma delícia”, avaliou a professora Regina Antonini, que foi pela primeira vez ao evento e aproveitou as delícias do restaurante montado no local. “É uma experiência muito boa. Gente ocupando a praça sempre é bom”, comemorou a moradora do Cambuí.

Também estreando no “Viva a Glicério” ao lado de um grupo de amigos, a professora Regina Palermo Carvalho afirmou estar adorando a experiência. “Achei muito boa a ideia. Tem programação para todos os gostos. É um espaço maravilhoso da cidade, que tem de tudo. Quando temos essa oportunidade, temos que aproveitar.”

A avenida foi interditada ao tráfego de veículos no trecho entre a Rua General Osório e a Rua Ferreira Penteado, entre 9 e 16 horas.

Atrações para todos os públicos

Na minha vinda para cá, eu pude ver várias famílias descendo em pontos de ônibus e se encaminhando para a Glicério”, contou o prefeito Jonas Donizette, que ao lado da primeira-dama e de um grupo de secretários prestigiou as várias atividades oferecidas gratuitamente ao público. Uma exposição de carros antigos promovida pelo Veteran Car Club de Campinas e Região e Clube de Carros Antigos de Valinhos reuniu muitos exibidores vestidos em roupas de época para combinar com seus veículos.

A aula de zumba com fit dance, trampolim acrobático, jogos de damas, tobogã, cama elástica animou quem chegou cedo ao centro. Na avaliação da diretora de Turismo do Município, Alexandra Caprioli, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a concentração de participantes já era grande no meio da manhã de domingo, bem maior que na primeira edição. Também houve espaço para competição de esportes, como futebol, vôlei, basquete 3 contra 3, badminton, arco e flecha, além de aulas de pole dance, yoga, apresentações de acrobacias em tecidos e de kung fu, e Dog Show, com os cães da Guarda Municipal.

Dois grandes espaços chamaram muito a atenção do público jovem: as pistas para a prática de skate e de patinação. Skatista há seis anos, Wellington Soares, de 18 anos, aprovou a iniciativa. “Estou gostando muito”, afirmou, enquanto se preparava para mais uma manobra. Ao lado, também foi montada uma área para a prática de parkour. Os espaços foram organizados pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

O pintor Igor Márcio Silveira dos Santos, morador do Jardim Aeroporto, foi ao “Viva a Glicério” com a esposa e levou os quatro filhos, de 2, 5, 8 e 14 anos, para aproveitar o dia de folga, e destacou a variedade de atrações. “Está muito bom, com muitas atividades diferentes”, avaliou. A moradora do Jardim Conceição, Daniela Ribeiro Rodrigues Pacheco, concordou. Acompanhada de cinco crianças, entre filhos e sobrinhos, a dona de casa destacou a variedade de atrações do projeto para várias faixas de idade.

A trilha sonora do evento ficou por conta do Instituto Anelo, responsável pelas apresentações musicais, com um grupo de forró em uma apresentação itinerante. Na área do Largo do Rosário, onde foi criado o espaço gastronômico, um grupo de chorinho deu o tom.

Educação para o trânsito seguro

Outra atividade que atraiu os presentes foi a “Cidade do Trânsito” da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), um brinquedo educativo montado para divertir e educar crianças para uma atitude responsável, e o projeto “Bike Anjo”, para ensinar a andar de bicicleta.

A Emdec fez uma operação especial de trânsito e transporte para garantir a fluidez e segurança do trânsito durante o “Viva a Glicério”. Estiveram envolvidos 25 agentes da Mobilidade Urbana em campo, além de profissionais da área semafórica e da Divisão de Controle Operacional (CCO).

Outra iniciativa da Emdec foi colocar em campo, para a população presente, as dicas da campanha Maio Amarelo, que neste ano tem o tema “Minha escolha faz a diferença”. O lema do Maio Amarelo é sempre “Atenção pela Vida”. No trecho bloqueado da Rua Conceição, entre a Avenida Francisco Glicério e a Rua Barão de Jaguara, foi montado um circuito de trânsito. Agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec orientaram as crianças e pais sobre regras básicas de segurança no trânsito, cidadania e escolhas seguras na circulação.

Novas edições

A primeira edição do “Viva a Glicério” foi realizada em 18 de dezembro do ano passado, domingo que antecedeu o Natal. Novas edições do projeto estão agendadas para datas especiais deste ano, como os domingos anteriores ao Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro) e novamente o Natal (dezembro).

O projeto de ocupação da Avenida Francisco Glicério pelas pessoas envolveu a participação de várias secretarias e entidades, como Transportes/Emdec; Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Esportes e Lazer; Cultura; Defesa Civil; Serviços Públicos; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; Setec; Sanasa; Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic); Sindilojas; Sindivarejistas, Giovannetti Campinas e Decathlon.

Comentários