Destaque Polícia
Publicado em 08/06/2017 às 9:50 - Autor:

CAMPINAS : Polícia Federal inaugura um novo posto de emissão de passaportes

campinas pf
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, da inauguração do novo posto de emissão de passaportes da cidade. A unidade, sob responsabilidade da Polícia Federal, funciona no Parque das Bandeiras Shopping, e substituiu a que funcionava no Campinas Shopping.
No local, com área de 207m², trabalham 17 pessoas e são efetuados cerca de 600 atendimentos por dia, sendo 300 agendamentos e 300 entregas de passaportes. A previsão é de que gradativamente haja aumento na oferta tanto de agendamentos quanto de entrega dos documentos.
O prefeito Jonas Donizette ressaltou que o posto vai garantir atendimento de qualidade para a população. “Para Campinas este posto é muito importante. A cidade é a terceira no país na emissão de passaportes, com 10 mil passaportes por mês, ficando atrás apenas de São Paulo e do estado Rio de Janeiro. Esse volume mostra que nós precisamos ter uma estrutura adequada para atender a nossa população”, disse.
De acordo com os responsáveis pelo Posto, a transferência foi realizada para atender a uma padronização dos sistemas da Polícia Federal. O Parque das Bandeiras Shopping foi o vencedor da licitação.
A Delegacia de Polícia Federal em Campinas possui outros três postos de emissão de passaportes: Aeroporto Viracopos (UPAER); Polo Shopping, em Indaiatuba; e no Maxi Shopping, em Jundiaí. Campinas atende 60 municípios, que somam cerca de 4,5 milhões de habitantes.
O diretor da Polícia Federal em Campinas, Paulo Víbrio Júnior, elogiou o espaço onde o novo posto está instalado e a equipe que está atuando no local. Ele também falou da importância do passaporte para o cidadão. “O passaporte representa a liberdade de locomoção, liberdade de você poder entrar, sair, permanecer dentro de um país. E essa liberdade é garantida pela Polícia Federal na medida em que dá ao cidadão a oportunidade de tirar seu passaporte”, afirmou.
O evento contou com a participação da Orquestra Sinfônica dos Patrulheiros de Campinas.
Sobre o Passaporte
O passaporte é um documento oficial exigido para brasileiros em viagem ao exterior. Tem validade de 10 anos. Somente nos países do Mercosul é possível entrar só com a carteira de identidade brasileira, nos demais países, a apresentação do passaporte é obrigatória.
Posto
O novo Posto da Polícia Federal funciona no Parque das Bandeiras Shopping – Porta de entrada E – na Av. John Boyd Dunlop, 3.900 – Jardim Ipaussurama. O atendimento para os agendamentos é feito das 7h30 às 17h; já a retirada dos documentos pode ser feita das 10h às 17h.
Fonte : PMC

Comentários