Cultura Destaque
Publicado em 05/05/2017 às 8:04 - Autor:

CAMPINAS : Museu do Esporte abre mostra sobre 99 anos do Clube de Regatas e Natação

regatas

A história dos 99 anos do Clube Campineiro de Regatas e Natação, um dos mais tradicionais da cidade, está em exposição no Museu do Esporte José Roberto Xidieh, localizado no Parque Portugal. A mostra foi aberta na noite desta quarta-feira, 3 de maio, pelo Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi e o presidente do Clube Regatas, Carlos Bargas.

 A exposição conta com vídeos e 40 fotos do Regatas. O material faz parte dos acervos do museu e do próprio clube, e retrata a evolução do Regatas desde 1918, data da fundação, até os anos 1990.

De acordo com o Secretário de Esportes, a exposição valoriza a história centenária de um clube que promove o esporte, a cultura e o entretenimento na cidade. Dário destaca ainda que o Clube Regatas é um importante parceiro do poder público na promoção do esporte na cidade.

Entre os destaques da mostra estão imagens da primeira quadra de basquete do clube, na sede de Sousas, e da primeira piscina, na sede do Cambuí. O clube de Sousas foi inaugurado em 1918, e o do Cambuí, em 1935.A exposição foi aberta ao público nesta quinta-feira, 4 de maio. O acervo poderá ser visitado de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, até 13 de maio.O Museu dos Esportes abre espaço para todos os clubes da cidade realizarem exposições nas datas de seus aniversários. Em abril, o Guarani expôs imagens de sua história. Em 17 de maio será aberta a mostra do clube Concórdia.

Sobre o Regatas

O Clube Campineiro de Regatas e Natação foi fundado em 28 de abril de 1918. A primeira sede foi inaugurada em Sousas e foi chamada de Praça Tio Quim, em homenagem ao seu primeiro presidente, Joaquim Álvaro de Souza Camargo, advogado, político, pintor e músico.Atualmente, o presidente da diretoria executiva (2017/2019) é Carlos Alberto Bargas.

O Regatas começou a funcionar para a prática de remo e natação e depois passou a abrigar também basquete, atletismo, vôlei, futebol, bocha, entre outros. Após nove anos de fundação (1927), foi alugada a primeira sala particular em Campinas, que serviu como secretaria do clube na cidade. Em abril de 1935, a diretoria conseguiu, por arrendamento, o terreno de 11,9 mil metros quadrados, no Cambuí, onde funciona até hoje.

Atualmente, o clube possui duas sedes – Campinas e Sousas, onde são desenvolvidas mais de 30 modalidades esportivas, praticadas por atletas associados e militantes em torneios estaduais, nacionais e até internacionais.

 A história do Clube já foi contada em duas oportunidades. Na comemoração dos 50 anos, o jornalista Jolumá Brito escreveu um livro sobre o clube. E em 2000, para as comemorações dos 82 anos do Regatas, foi lançado outro livro, com detalhes a respeito da vida esportiva e social do clube, escrito pela associada Darci Maria Pascoal Palombo.

Fonte : PMC

Comentários