Destaque Educação
Publicado em 12/05/2017 às 7:34 - Autor:

CAMPINAS : Mariana Conti promove debate sobre cotas étnico-raciais nesta sexta (12)

mariana conte

Por iniciativa da vereadora Mariana Conti (PSOL), a Câmara Municipal de Campinas recebe nesta sexta-feira (12), às 18 horas, militantes do movimento negro para o debate “A Unicamp precisa falar sobre cotas”, para discutir a implementação de cotas étnico-raciais para ingresso na graduação da Unicamp. Segundo a parlamentar, o ano de 2016 foi marcado pela luta do movimento negro e do movimento estudantil da Unicamp, que pautaram a necessidade imediata da democratização do acesso à universidade por meio das cotas étnico-raciais.

“As universidades estaduais paulistas, em particular a USP e a UNICAMP, não participam e ainda se demonstram muito resistentes a um projeto de democratização das universidades públicas que é um imperativo constitucional e, há mais de 10 anos, uma realidade no Brasil: a implementação das cotas raciais e sociais nos sistemas de ingresso dos cursos de graduação e pós-graduação”, diz.

A vereadora acrescenta que a necessidade das cotas raciais está em pauta. “E este momento é especialmente importante, pois em 30 de maio teremos a reunião do Conselho Universitário da Unicamp que decidirá sobre a implantação das cotas e sobre as possíveis punições a estudantes que lutaram por elas”, diz.

Foram convidados para a mesa Luciene Reginaldo (professora da Área de Estudos Africanos – História da África do IFCH-Unicamp), Silvio Almeida (advogado, professor universitário, doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, consultor técnico da Federação Quilombola do Estado de São Paulo, e presidente do Instituto Luiz Gama), Magali Mendes (servidora aposentada da Unicamp, Promotora Legal Popular, militante do Movimento Negro de Campinas e da Frente de Mulheres Negras) e os estudantes da Unicamp Guilherme Montenegro e Du Kiddy, que – afirma Mariana Conti – sofrem processos de perseguição decorrentes da greve estudantil de 2016 e da luta por cotas na Universidade.

Serviço
A Unicamp precisa falar sobre cotas: debate sobre a implementação de cotas raciais na Unicamp.
Dia 12 de maio, 18h
Câmara Municipal de Campinas

Texto:: Gabinete da Vereadora Mariana Conti
Foto: Assessoria de Imprensa da CMC

Comentários