Destaque Política
Publicado em 22/05/2017 às 9:58 - Autor:

CAMPINAS : Em reunião com vereadores de Americana, Rafa Zimbaldi sugere criação de Frente Parlamentar para a despoluição da Represa de Salto Grande

O presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Rafa Zimbaldi (PP), recebeu nesta quarta-feira (17/05) membros da Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal de Americana para a Despoluição da Represa de Salto Grande. Os parlamentares vieram à cidade pedir o apoio do Legislativo campineiro para sensibilizar o Ministério do Meio Ambiente, visando à liberação de verbas para resolver o problema que é consequência da poluição do Rio Atibaia, pois este recebe o esgoto de 13 cidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Unindo esforços à causa Rafa, que é ex-presidente do Parlamento Metropolitano, sugeriu que os vereadores apresentem um requerimento pedindo a criação de uma Frente Parlamentar para que o tema seja discutido pelas Câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Na minha gestão houve uma mudança no estatuto que permite a participação dos 294 vereadores das câmaras da RMC e não só os presidentes, como era anteriormente. Assim, tenho certeza que um tema importante como esse tendo uma Frente Parlamentar ganhará força para sensibilizar o Ministro do Meio Ambiente para que envie verbas federais para a despoluição do rio”, explicou.

A presidente da CEE, vereadora Maria Giovana Fortunato (PC do B), disse que foi uma grata surpresa essa informação de que todos os parlamentares da RMC têm essa ferramenta de trabalho para mobilizar os demais colegas das Câmaras a participar de uma discussão como esta. “A questão hídrica é um problema que precisa ser discutido, pois hoje muitas cidades despejam seu esgoto no Rio Atibaia e a situação da Represa vem se agravando a cada ano. Agora poderemos unir esforços para lutar pela despoluição do rio”.

O relator da Comissão, vereador Rafael Macris (PSDB), afirmou que o grupo visita cada Câmara Municipal pedindo que seja apresentada uma moção de apelo ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para a liberação de verbas do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), do Governo Federal. “Vamos anexar as moções enviadas pelas câmaras no relatório da Comissão para enviar ao ministro, mostrando que os parlamentares da RMC estão preocupados com o problema”, adiantou.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente da câmara americanense, Guilherme Tiosso (PRP) este apoio “Estamos caminhando para que a história do Rio Atibaia mude e como consequência a nossa Represa do Rio Atibaia que pode ser uma grande fonte de água não só pra Americana como pra toda região”, salientou.

O presidente da Câmara protocolou a Moção e ela já foi lida hoje mesmo durante a 29ª reunião ordinária. “Com certeza nós teremos o apoio dos outros vereadores para que se traga esse investimento para o nosso Rio Atibaia”.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da CMC

Notícias no whatsapp
Compartilhe!