Brasil Destaque
Publicado em 14/07/2017 às 7:40 - Autor:

BRASIL: Presidente da Câmara anuncia que votação de denúncia contra Temer será no dia 2 de agosto

Rodrigo Maia afirma que a sessão vai ter início às 9h e deve ser concluída no mesmo dia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta quinta-feira (13) que a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer em plenário acontecerá no dia 2 de agosto.

— É a melhor data. Foi um acordo entre a base e a oposição.

Segundo Maia, a sessão vai ter início às 9h e deve ser concluída no mesmo dia. Haverá 25 minutos para o defesa de Temer se manifestar e 25 minutos para o relator, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que votou pela rejeição da denúncia.

A data foi anunciada após uma reunião com os líderes da Casa. O governo começou a admitir a votação em agosto no início desta quinta-feira, após constatar que não conseguiria mobilizar o quórum necessário de 342 deputados para dar início à votação nos próximos dias, já que a oposição ameaçava obstruir a sessão e muitos deputados da base já estariam fora de Brasília por conta do recesso parlamentar.

Maia disse, no entanto, que a sua intenção era realizar a votação já na segunda-feira (17), mas o governo percebeu que era muito difícil chegar a 342 deputados na Casa com a oposição fazendo obstrução.

Líderes da base tentaram manter o otimismo após o anúncio da data. “O governo terá os votos necessários para barrar a denúncia hoje ou em agosto”, disse o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

A oposição, no entanto, espera que fatos novos, como o fechamento de acordos de delação premiada por parte do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o doleiro Lúcio Funaro desgastem ainda mais o governo. Primeiro na linha sucessória, Maia pode se beneficiar desse adiamento, já que assumiria a Presidência em um eventual afastamento de Temer.

Apesar do apelo da base, o presidente da Câmara não cedeu e manteve o número mínimo de 342 deputados no plenário para dar início à votação. Segundo ele, qualquer outro cenário poderia ser contestado no STF (Supremo Tribunal Federal).

Fonte: r7

Notícias no whatsapp
Compartilhe!