Destaque Esportes
Publicado em 01/02/2018 às 18:49 - Autor:

CAMPINAS: Assinados convênios do Programa Atleta do Futuro e do Sistema Sesi de Ensino

cp-1

Skaf assina Convênio do Programa Sesi- Sp Atleta do Futuro Foto: Ayrton Vignola/Fiesp.

Em entrevista nesta quinta-feira (1º de fevereiro) à Rádio Central 870 AM de Campinas, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, Sesi e Senai e Sebrae-SP, pontuou que há formas de contornar a falta de recursos dos governos. “Para muita coisa não precisa de dinheiro. Precisa de criatividade, esforço e trabalho”, afirmou.

Como exemplo, citou o Programa Atleta do Futuro, do Sesi-SP, que aproveita a infraestrutura esportiva das cidades, muitas vezes ociosa, e leva a metodologia da instituição. Skaf na quinta-feira assinou convênios do PAF com municípios da região de Campinas, onde mais de 12.000 crianças e adolescentes praticam esporte atualmente graças ao PAF.

Skaf destacou que o investimento nas escolas do Sesi e Senai feito pela indústria na região é de quase R$ 1 bilhão. “São mais de 100.000 matrículas anuais.” Também defendeu a educação de qualidade: “Temos que ter isso como meta para todas as crianças.”

Ao longo do dia, Skaf firmou convênios do PAF com os municípios de Aguaí, Mococa, Mogi Guaçu, Itobi, Tambaú, Caconde, Vargem Grande do Sul, Águas da Prata, Tapiratiba, São João da Boa Vista e São José do Rio Pardo. A parceria beneficiará mais de 4.000 crianças e adolescentes nos 11 municípios com a prática de diversas modalidades esportivas.

Criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, o Programa Sesi-SP Atleta do Futuro é voltado para crianças e jovens de 6 a 17 anos. Além da prática esportiva, os alunos recebem orientação em temas como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Skaf também destacou na entrevista assinatura, com o município de Aguaí, de convênio para implantação do Sistema Sesi de Ensino em 16 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os municípios recebem know-how pedagógico e educacional do Sesi-SP, o que permite a transferência tecnológica do modelo educacional desenvolvido pela entidade por meio da capacitação de 207 docentes, 31 gestores e técnicos e beneficiará 3.805 alunos da rede municipal.

Diferentemente de outros programas existentes, o Sistema Sesi-SP de Ensino não se limita à entrega do material didático e à capacitação de docentes. O modelo oferecido às prefeituras inclui a formação de gestores e a realização de reuniões periódicas com o secretário de Educação de cada cidade, além do acompanhamento de todo o processo de implantação do Sistema nas escolas dos municípios.

Economia

Ao falar na rádio, Skaf também defendeu as reformas estruturais já aprovadas, como o teto de gastos e a modernização trabalhista, e as em curso, como a da Previdência e a tributária. O presidente das entidades paulistas da indústria também listou as melhoras já percebidas na economia, como o controle da inflação. “A cada dia as coisas estão melhorando na economia. A situação é muito melhor que há seis meses, e estará muito melhor daqui a seis meses.”

Comentários