Destaque Educação
Publicado em 22/11/2017 às 5:46 - Autor:

Apoiados pelo UNICEF, crianças e adolescentes brasileiros assumem gestão pública por um dia

sao_luis3

No Dia Mundial da Criança, celebrado nesta segunda-feira (20), crianças e adolescentes brasileiros tomaram o controle de algumas das mais importantes instituições de seus municípios e participaram de importantes decisões para os direitos das crianças e dos adolescentes.

A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida.

No Dia Mundial da Criança, celebrado nesta segunda-feira (20), crianças e adolescentes tomaram o controle de algumas das mais importantes instituições de seus municípios e participaram de importantes decisões para os direitos das crianças e dos adolescentes.

A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida.

As atividades serão realizadas ao longo da semana em eventos, veículos de comunicação e redes sociais do UNICEF Brasil.

No Brasil, as ações do Dia Mundial da Criança contam com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e, sobretudo, de crianças e adolescentes.

Participam os municípios de Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Em São Luís, no dia 20 de novembro, adolescentes ganharam protagonismo na prefeitura municipal.

“Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida”, explicou Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

#CriançasNoControle em São Luís

Nesta segunda-feira (20), estudantes da rede pública municipal de ensino assumiram o controle da prefeitura municipal de São Luís, como parte do Projeto Prefeito Criança da Secretaria Municipal de Educação.

A escolha dos “novos gestores” foi feita por meio de votação ocorrida entre os meses de setembro e outubro.

Os alunos Thiago Emanuel Leite Cutrim e Kimberly Saori Marques Viegas, do 6º ano da Unidade de Educação Básica Maria Rocha, foram eleitos prefeito e vice-prefeita crianças, respectivamente, com o projeto “Meio Ambiente e Reciclagem – 4R’s na escola – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar”.

Eles foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral e tomaram posse na Câmara Municipal. Ao todo, 12 adolescentes apresentaram suas propostas e expectativas para as autoridades presentes.

Na ocasião, foi feita a adesão solene da prefeitura à iniciativa de Busca Ativa Escolar, que localiza crianças e adolescentes fora da escola e os leva de volta à sala de aula.

O principal objetivo do projeto Prefeito Criança é despertar a consciência política e social das crianças e dos adolescentes da rede pública municipal de São Luís, além de incentivá-los a conhecer os trabalhos do Legislativo e Executivo Municipal.

O Prefeito Criança eleito, Thiago Cutrim, se comprometeu em cumprir a promessa de campanha em desenvolver ações para a sustentabilidade. “Temos que fazer o local em que vivemos mais agradável. Tendo consciência e desenvolvendo projetos de sustentabilidade, vamos conseguir”, concluiu.

Crianças assumem MP do Rio

Na terça-feira (21), adolescentes ganham protagonismo no Ministério Público do Rio de Janeiro.

A programação começa com a adolescente Thais Antunes Matozo, de 17 anos, que abre a reunião solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro assumindo o lugar do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.

A jovem Lays Sthefany da Silva Santos, de 18 anos, fará um depoimento de suas vivências e expectativas em relação à cidadania dos adolescentes, enquanto Patrick Antunes Pereira, de 16, falará da importância da escuta e participação dos adolescentes.

No decorrer do dia, o grupo dialogará com promotores de justiça, bem como se reunirá com Roberto Sá, secretário estadual de Segurança Pública, e César Benjamim, secretário municipal de Educação.

Moradores de Mangueira, Rocinha, Borel, Cidade de Deus, Guaratiba, entre outras, os adolescentes expressarão suas percepções, desafios e propostas para uma vida de oportunidades, sem violência, para cada adolescente da cidade.

Na ocasião, será firmada uma carta de intenções entre o Ministério Público do Rio e o UNICEF para a soma de esforços na prevenção de novos homicídios de adolescentes na cidade do Rio de Janeiro.

Em todo Brasil, 29 adolescentes têm sua vida interrompida a cada dia. Na cidade do Rio, 278 adolescentes foram assassinados em 2015 — a maioria meninos, negros e pobres.

Vitória também participa

Em Vitória, nesta segunda-feira (20), adolescentes ganharam protagonismo na prefeitura municipal.

“É uma honra receber os alunos nesse dia especial, contribuir com a ação do UNICEF e ajudar na formação cidadã de jovens compreendendo e observando de perto como é o trabalho, por exemplo, de um prefeito, que lidera a cidade”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“Dessas crianças, sairão os líderes do futuro. Poder ajudar na formação da cidadania, entendendo como funcionam os mecanismos democráticos e republicanos, é uma oportunidade muito especial. E será um dia muito especial para mim também, não só para eles”, completou.

Pela manhã, estudantes da rede municipal de ensino de Vitória assumiram a gestão municipal e levaram sua visão, sonhos e propostas para uma vida melhor para todos os meninos e meninas da capital capixaba.

A ação, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, foi batizada como #SomosTodosPrefeitos, e a abertura ocorreu no prédio da prefeitura. O prefeito Luciano Rezende e secretários municipais participaram do evento.

No decorrer do dia, estudantes de diferentes bairros da cidade participaram da gestão municipal por um dia, cumprindo a agenda do prefeito Luciano Rezende e do vice-prefeito Sérgio Sá Freitas, além dos secretários de Educação; de Saúde; de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana; da Central de Serviços; de Assistência Social; de Esportes e Lazer; de Cidadania e Direitos Humanos; de Meio Ambiente e Serviços Urbanos; de Cultura; de Desenvolvimento da Cidade; e de Gestão, Planejamento e Comunicação.

A programação começou com a posse do estudante prefeito e inclui visita a uma escola, encontro com presidente da Câmara de Vereadores e reunião com todo o secretariado.

Moradores de diferentes bairros da cidade, os estudantes participam do projeto de Rádios Escolas e foram convidados a responder o que fariam se fossem prefeitos e como fortaleceriam a participação dos adolescentes nas unidades de ensino.

Fonte: nacoesunidas.org

Comentários